sábado, 1 de setembro de 2012

Como saber se um cosmético está estragado?

Acabei de ler essa matéria no M de Mulher e achei super importante compartilhar com vocês. Afinal, um produto estragado pode causar grandes problemas. Vamos conferir?

 "Alterações no cheiro, na textura, na cor, além de manchinhas e aparência bifásica, são sinais de que seu cosmético precisa ser descartado. Fique atenta e saiba a hora certa de jogar seus produtos no lixo!

1. Cheiro estranho
Quando deteriorado, o produto ganha uma fragrância diferente da original. Se a do seu cosmético perdeu um pouco da intensidade, não se preocupe. Isso é normal. Mas, se você detectou um odor desagradável (azedo ou ácido), pode ser um sinal de que alguma coisa está errada com ele. 

2. Textura diferente
Alterações na consistência podem ser sutis - mas significantes. Por exemplo: seu hidratante corporal ficou mais grosso (ou mais aguado) do que o normal ou aparenta uma textura granulada? Esses são indícios de instabilidade na fórmula da emulsão. Isso significa que os ingredientes diluídos nas partes oleosas e aquosas estão se separando. Quando isso acontece, o produto deixa de funcionar da maneira que deveria e pode irritar a pele.

3. Cor alterada 
Produtos coloridos são sensíveis à luz, por isso não é incomum que eles apresentem uma mudança de coloração - principalmente quando vêm em embalagens transparentes. Tenha em mente que uma mudança tênue na cor não é necessariamente um sinal de que algo vai mal com suas maquiagens. Mas se um batom vermelho ficou laranja... há algo bem errado com ele.

4. Manchas estranhas 
O produto tem pontos escuros? Ele pode estar contaminado por bactéria ou fungo. O melhor a fazer é se livrar dele para evitar uma infecção. Por falar em bactérias, nunca dilua um produto em água para aproveitar a última gotinha dentro da embalagem - ou amolecer máscaras para cílios. Adicionar água a uma fórmula dilui o sistema de preservação, o que permite o crescimento de bactérias perigosas.

5. Aparência bifásica 
Se o produto se separou em duas partes, isso é um mau sinal. E você não deve tentar consertar o problema misturando-as novamente. Isso acontece com maior frequência em xampus anticaspa e filtros solares, por exemplo. Uma vez que ele se separar do resto da fórmula, o efeito final não será satisfatório."

Fonte: M de Mulher

0 comentários: